terça-feira, 8 de junho de 2010

No túnel do tempo

Neste ano estarei completando 10 anos de formada. Hoje bateu uma certa nostalgia e resolvi voltar no túnel do tempo. Foi a primeira vez, pelo menos até onde eu tenha conhecimento, que uma aluna foi paraninfo da turma. Lembro-me como se fosse hoje a minha transformação, em pleno palco, de formanda para fada madrinha e o meu discurso emocionado, quebrando todos os paradigmas até então vigentes dos cerimoniais. Foi um momento inesquecível que agora compartilho com vocês, pois recordar é viver!

Discurso

Boa noite! Hoje é um dia muito especial para todos nós aqui presentes e, particularmente, para mim, que estou tendo esta oportunidade ímpar de ser homenageada, como paraninfa, pela primeira turma de formandos de administração do currículo novo - na qual eu me incluo - do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB.
Ao elaborar esta oração, resolvi ouvir a voz do coração para poder expressar toda a emoção que estou sentindo e que gostaria que vocês compartilhassem. Neste momento, sinto que nós, formandos, após todo o processo de preparação, estamos aptos para completar nossa metamorfose, passando de universitários a administradores.
Em nossa caminhada acadêmica, surgiram muitos obstáculos que nos exigiram a determinação de um guerreiro, para continuar a defender a nossa ideologia de administradores; a sabedoria dos grandes mestres, para enxergar além das aparências e conhecer a própria essência da vida – o amor, a alegria do palhaço, para achar graça das situações difíceis, e sorrir diante das dificuldades; a paixão dos amantes para encarar o dia a dia de sala de aula, não como um sacrifício, mas como enorme prazer; a perseverança do aprendiz, para continuar a seguir em frente, mesmo que todas as evidências mostrassem o contrário.
Todas essas dificuldades enfrentadas fizeram-nos amadurecer, unir esforços, constituir laços fortes de amizade, aprender mais sobre a vida e formar o cabedal de conhecimentos que ficarão guardados na nossa caixinha da memória, porto seguro de nossas gostosas lembranças.
Mas, tudo isso foi possível graças a Deus, nosso senhor, e ao apoio integral dos pais, dos cônjuges, dos filhos, dos parentes, dos educadores e dos nossos amigos, cuja importância devemos agradecer e conhecer na construção de nossa história.
Agora, estamos com as asas providas para alçar vôos maiores, para conquistar nosso lugar ao sol. É claro que surgem dúvidas, receios e inseguranças em relação ao futuro profissional, que devemos encarar, no entanto, como nova oportunidade que surge. Devemos estar cientes de que não há caminho seguro, só trilhas cheias de ameaças e oportunidades, cabendo a cada um de nós fazer a escolha do prisma por que iremos olhar. Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Por isso devemos valorizar cada segundo da nossa vida, aproveitando-a intensamente e vendo-a pelo seu lado bom amar as pessoas e fazer o nosso melhor possível para deixar o mundo melhor do que o encontramos. O tempo é demasiado lento para os que esperam, demasiado longo para os aflitos, demasiado curto para os alegres, mas para os que amam o tempo é uma eternidade.
A profissão que abraçamos nos dá todas as condições para colocar tudo isso em prática. O primeiro desafio começa conosco mesmos. Devemos aprender a analisar o nosso verdadeiro eu, definir nossa missão, traçar os objetivos, adotar princípios, administrar conflitos internos e de relacionamentos interpessoais, aceitar a mudança, criar, inovar para alcançarmos o mais cobiçado resultado da vida: a realização pessoal. Vencida essa etapa, estaremos aptos para ser excelentes profissionais, pois assumiremos o papel de agregadores de valores às organizações que escolhermos para pertencer. Nelas, devemos ser os visionários, os condutores das esperanças e os realizadores dos sonhos. E, como sermos tudo isso? É simples, em vez de amar as coisas e usar as pessoas, devemos amar as pessoas e utilizar as coisas. Assim, como o carpinteiro transforma a grossa madeira em lindo móvel com a utilização de ferramentas e técnicas, o administrador deve trabalhar com as pessoas. Trabalhar com suas qualidades, tornando-as valiosas, fazendo com que superem os pontos negativos, concentrem-se na melhoria dos pontos positivos. Ao tratar com sinceridade e perceber os pontos fortes de cada pessoa, será possível colher os melhores frutos dos seres humanos. Assim, o papel do administrador é extremamente importante, pois sua atividade de aflorar a qualidade, torna-o nobre de espírito e capaz de inspirar todos os êxitos humanos.
Agradeço mais uma vez e encerro o discurso, oferecendo a todos vocês o seguinte pensamento: Deus nos concede a cada dia uma página nova no livro do tempo, o que colocamos nela corre por nossa conta. Muito obrigada a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário